Hoje na aula de matemática estivemos a fazer figuras com o tangram. O tagram é um velho jogo chinês. Tem sete peças que podem ser usadas para construir muitas figuras. Começámos por construir as figuras que estão no nosso livro de matemática e depois criámos outras figuras inventadas por nós. - Beatriz M.
Somos alunos da Escola Alberto Valente, do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, no Pinhal Novo. Este ano letivo somos finalistas, estamos no quarto ano, turma O e vamos continuar aqui a partilhar os nossos trabalhos e experiências. Esperamos que gostem.
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Dia Mundial da Alimentação
Pois é, hoje é dia 16
de outubro, dia Mundial da Alimentação. Este dia começou a ser comemorado no dia 16 de Outubro de 1981, é
celebrado em mais de de 150 países e tem como objetivo consciencializar a
opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.
Hoje na aula
falámos sobre este assunto e fizemos a roda dos alimentos. Cada um desenhou um
alimento que foi depois colado na roda. Aprendemos que, apesar de todos
alimentos serem importantes, o mais importante é a água.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Leitura do livro Pinóquio
Hoje ouvimos a história do Pinóquio. Um boneco de madeira que foi criado por um carpinteiro chamado Gepeto. Conta a história que o boneco transformou-se num menino, que era muito desobediente e que em vez de ir para a escola, foi para o teatro de fantoches e depois foi transformado em burro. Tem um amigo, Grilo Falante, que tenta sempre ajudá-lo. No final, Pinóquio salvou o seu pai, Gepeto, que tinha sido engolido por uma baleia. E como fez uma boa ação foi transformado num menino de verdade, de carne e osso. - Sara
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Vídeo sobre triângulos
Vale a pena ver este vídeo sobre os triângulos, está muito bem feito. É que esta semana, em matemática, estamos a trabalhar os sólidos e as figuras geométricas. Aprendemos que se observar-mos com atenção à nossa volta podemos descobrir e identificar vários sólidos e figuras geométricas, nos edifícios, em objetos do nosso dia a dia e até na natureza.
O outono
No outono, os dias tornam-se mais curtos do que as noites.
O Sol já não está tão alto e faz cada vez mais frio.
Em certos dias, nuvens cinzentas invadem o céu e chove durante horas.
As árvores perdem as folhas, que se tornaram amarelas, castanhas e alaranjadas.
Rajadas de vento varrem-nas para longe.
É tempo de comer castanhas, quentinhas, acabadas de assar.
O Sol já não está tão alto e faz cada vez mais frio.
Em certos dias, nuvens cinzentas invadem o céu e chove durante horas.
As árvores perdem as folhas, que se tornaram amarelas, castanhas e alaranjadas.
Rajadas de vento varrem-nas para longe.
É tempo de comer castanhas, quentinhas, acabadas de assar.
Este é o trabalho final sobre o outono que realizámos em conjunto com os nossos colegas do 2ºG e que está exposto na escola. |
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Amanhã não há escola, é feriado, é o dia da Implantação da República.
Portugal era governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia.
Muitas pessoas achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar o país, porque o rei reinava a vida de todos.
Grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República. Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910.
A República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste fato foi muito grande e decidiu-se que essa data fosse um dia feriado.
O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Projeto de trabalho sobre o outono
Estamos a trabalhar num projeto sobre esta estação do ano, o outono, em conjunto com os alunos da turma do 2ºG da nossa escola.
Começámos por observar folhas de árvores, que levámos para a sala de aula.
Depois fizemos o contorno da nossa mão numa folha de papel cavalinho, desenhámos como se tivesse a textura duma folha de árvore e pintámos com lápis de cor, utilizando as cores do outono.
Curiosidade:
Hoje em matemática estivemos a lembrar a medição de comprimentos, utilizando diferentes partes do corpo. Recordámos que as diferenças de tamanho dos pés, dos passos e das mãos criam dificuldades quando são usadas para medir.
Verificámos isso quando a Miriam e a Andreia utilizaram o palmo como unidade de medida para medir uma mesa na nossa sala. Quando comparámos as medidas obtidas pelas duas, os resultados eram muito diferentes, porque elas têm mãos de tamanhos muito diferentes.
E no trabalho dos desenhos das mãos é possível verificar que a Andreia tem uma mão muito mais pequena do que a Miriam.
Subscrever:
Mensagens (Atom)