sábado, 1 de dezembro de 2012

O Natal com o Alfa


Na nossa turma resolvemos participar numa atividade lançada pela Porto Editora que consiste na decoração de uma árvore de Natal. Resolvemos fazer o trabalho utilizando a técnica mista de marcadores, colagens e pintura a guache. E já terminámos a nossa árvore, que está em votação no seguinte link: 









O trabalho final:




Constituição de uma planta

Em estudo do meio temos andado a aprender como é constituída uma planta. Com a ajuda da nossa professora desenhámos uma laranjeira enorme para afixar na nossa sala. Depois foi pintada com ecolines e aguarelas.







O lencinho da botica


Num destes dias no recreio estivemos a jogar ao lencinho da botica. 

Joga-se pelo menos com 6 jogadores. É necessário um pano ou lenço.
Como se joga:
Os jogadores sentam-se no chão e formam uma roda. Fora dela, outro jogador tem um lenço na mão e coloca-o atrás de um dos jogadores, sem que este se aperceba. Quando este se apercebe vai tentar apanhá-lo. Enquanto isso os outros cantam:
O Lencinho da botica,
Quem lá vai, lá fica
O Lencinho da botica,
Quem lá vai, lá fica
Se o jogador for apanhado, ou não descobrir o pano, é considerado galinha choca e vai para o meio da roda. A galinha choca é substituída quando outro jogador ficar na mesma situação. A galinha choca pode roubar o lenço depois de colocado atrás de um dos jogadores da roda.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O ar existe e ocupa espaço


Será que damos pela existência do ar, mesmo quando não está em movimento?


Fizemos uma experiência em estudo do meio muito interessante que talvez para algumas pessoas seja evidente, mas para nós foi surpreendente! E repetimos a experiência para termos a certeza do resultado.

Materiais que utilizámos:

   2 garrafas;
   plasticina;
   1 funil;
   1 palhinha;
   um recipiente com água.

Como fizemos:

1. Construímos duas rolhas de plasticina, uma vermelha e outra verde, para tapar as garrafas.
2. Atravessámos a rolha de plasticina vermelha com uma palhinha.
3. Com o funil tentámos encher com água as duas garrafas.











O que observámos:

  • A água entrou facilmente na garrafa da rolha vermelha que tinha a palhinha. O ar ao sair pela palhinha permitiu a entrada da água na garrafa.  A água ao entrar na garrafa foi ocupar o espaço do ar que existia na garrafa. 
  • Na garrafa da rolha verde sem palhinha a água não entrou. O ar que ocupava o espaço na garrafa não podia sair.

ConclusãoNão vemos o ar, mas sabemos que ele existe e que ocupa espaço.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Jogo do mata

Hoje no recreio jogámos ao jogo do mata. Foi muito giro e a turma tem jogadores muito bons. Um destes dias vamos voltar a jogar.






Regras do jogo

Número de jogadores: Mínimo 4.


Material: Bola ou algo mole que se possa lançar.

Descrição: Separa-se o grupo em duas equipas (A e B) com o mesmo número de jogadores e divididas num campo igual.

Cada equipa coloca-se no seu meio campo (marcado a mais escuro), excepto o «piolho» de cada uma que se coloca no «piolho», a «zona dos mortos» (na parte de trás da equipa adversária).

Os jogadores de uma equipa vão trocando a bola entre o «piolho» e o seu campo, tentando cada equipa atingir com a bola («matar») todos os jogadores adversários.

O jogo termina quando uma equipa conseguir «matar» todos os adversários.




Regras:
  1. A bola é jogada sempre com as mãos.

  2. O jogo tem início com uma equipa a trocar a bola com o «piolho», procurando ambas uma boa situação para «matar» (atingir diretamente com a bola, sem ser na cabeça) os adversários que se encontram à sua frente.

  3. Qualquer jogador pode matar, estando no campo principal ou no «piolho». Mas só se pode matar quando a bola for agarrada sem tocar antes no chão ou em qualquer obstáculo.

  4. Os jogadores que se encontram na zona principal do campo tentam desviar-se do remate adversário ou agarrar a bola que está a ser trocada pelos adversários sem a deixar cair no chão, senão «morrem».
Se se conseguir agarrar a bola pode-se de imediato tentar «matar» os jogadores da outra equipa.

  5. Um jogador, quando é morto, vai para o «piolho» e aí fica até ao final do jogo, se na jogada em que entra no «piolho» não conseguir «salvar-se», matando alguém. O primeiro jogador a ser morto substitui o que começou no «piolho» desde o início do jogo. Os «mortos» seguintes juntam-se todos no «piolho»
.
  6. O jogador «morto» fica com a posse da bola e reinicia o jogo no «piolho».

  7. Sempre que a bola sai dos limites do campo, pertence ao jogador que a conseguir apanhar, que reinicia o jogo da posição em que está no campo.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Caldo de pedra

Na segunda-feira fomos à biblioteca da nossa escola e estivemos à conversa com a professora Mónica sobre tradições e a importância de partilhar. Vimos um filme muito giro: Caldo de pedra, um conto tradicional português, recolhido por Teófilo Braga.


No final reflectimos sobre o filme e  falámos sobre as regras que devemos cumprir no refeitório da escola e a importância de comer bem, para crescermos de forma saudável.